top of page
  • Marina Ferreira

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE LOGOTIPO, IDENTIDADE VISUAL E LOGOMARCA?

Todo bom negócio que se preze precisa ser visto! E a visibilidade da sua empresa depende de como ela é apresentada ao mundo.


Nesse ponto entra o significado desses termos. Vamos descobrir o que quer dizer cada um deles? Acompanhe a seguir:


LOGOTIPO


É a representação gráfica da sua empresa ou negócio. Formado por um desenho, símbolo ou ícone, representado por uma figura que faz com que uma marca seja prontamente reconhecida. Um logo bem feito faz com que seu negócio seja visto e identificado em qualquer lugar.


Alguns logotipos são tão marcantes que, mesmo que não venha acompanhados do nome da marca você consegue identificá-los.







IDENTIDADE VISUAL


A identidade visual fala de algo mais profundo. Ela é o conjunto de elementos que definem a imagem da sua empresa. Engloba o logotipo, mas também cartões de visita, banners, a tipografia de apoio, às cores do manual de estilo, site e, em alguns casos, até mesmo alguns templates para posts em redes sociais.







LOGOMARCA


Já o termo “logomarca” é utilizado de maneira errada no Brasil.


Entenda o motivo:


Logo: origem do idioma grego antigo e significa significado.


Marca: origem do idioma germânico e significa significado.


= Significado do significado 🤔


OU SEJA: LOGOMARCA NÃO EXISTE!






O QUE REPRESENTA SUA EMPRESA?


Definir o que sua empresa representa, qual sua mensagem principal e valores é o primeiro passo para definir sua identidade visual e logotipo. Lembre-se que quando as pessoas olharem para cada cor, símbolos e materiais gráficos isso provocará nelas sensações e percepções sobre seu negócio.


Será que elas perceberão o que você projetou? Nesse ponto, um designer especializado faz toda diferença. Mas, isso já é assunto para o próximo post!


Quer saber mais sobre o mundo das identidades visuais? Acesso nosso Instagram e navegue conosco pelas Galáxias!

bottom of page